Close Menu
Nova Fm
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Nova Fm sábado, 14 março
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Suspeito de matar filho de vereador de Luziânia (GO) é preso no Tocantins

    março 14, 2026

    Homem morre carbonizado após carro bater em caminhão e pegar fogo na BR‑153

    março 14, 2026

    Emboscada digital: entenda investigação que apontou marido como autor do assassinato de merendeira no Tocantins

    março 14, 2026

    Corpo é encontrado boiando próximo à Praia da Graciosa, em Palmas

    março 14, 2026

    ‘O Agente Secreto’ no Oscar: as chances do filme na premiação, segundo críticos de cinema

    março 14, 2026

    Pianista Vitor Araújo une percussão do Nordeste e cordas da Holanda em ‘Toró’, álbum sinfônico que lançará em abril

    março 14, 2026

    Indústria de novelas do Brasil é o agente secreto por trás de filmes poderosos no Oscar

    março 14, 2026

    Com o filho Antonio na banda, Maria Rita estreia o segundo show em que canta o repertório da mãe Elis Regina

    março 14, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Reforma administrativa em Palmas extingue agência de transporte e cria novas pastas; confira

    março 14, 2026

    Suspeito de matar filho de vereador de Luziânia (GO) é preso no Tocantins

    março 14, 2026

    ‘O Agente Secreto’ no Oscar: as chances do filme na premiação, segundo críticos de cinema

    março 14, 2026

    Pianista Vitor Araújo une percussão do Nordeste e cordas da Holanda em ‘Toró’, álbum sinfônico que lançará em abril

    março 14, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Nova Fm
Home»Entretenimento»Guilherme Arantes reconta história da música ignorada por Vanusa ao ler texto do blog sobre álbum da artista em 1975
Entretenimento

Guilherme Arantes reconta história da música ignorada por Vanusa ao ler texto do blog sobre álbum da artista em 1975

setembro 6, 2025Nenhum comentário1 Visitas

Guilherme Arantes diz não entender como Vanusa (1947 – 2020) recusou a canção ‘Pedacinhos’ para álbum de 1975
Divulgação
♫ PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR
♬ Na quarta-feira, 3 de setembro, publiquei texto aqui no Blog do Mauro Ferreira sobre Amigos novos e antigos, álbum de 1975 com que Vanusa (1947 – 2020) tentou em vão entrar no clube da MPB há 50 anos. O gancho do texto foi o show deste fim de semana em que Ivana Wonder abordará o repertório do disco em projeto do Sesc 24 de Maio (SP) sobre álbuns que fazem 50 anos em 2025.
Para minha surpresa, ontem, 5 de setembro, Guilherme Arantes repostou o link do texto no Facebook do artista, dizendo que havia lido a publicação com interesse. O motivo foi que o compositor paulista ofereceu a Vanusa para o disco de 1975 uma música ignorada e/ou recusada pela cantora.
A canção foi Pedacinhos (Bye bye so long), balada sobre separação que, descartada por Vanusa, seria gravada por Arantes somente em 1983 em single que carimbou com sucesso a volta do cantor para a gravadora Som Livre.
Eu já sabia que Arantes havia oferecido Pedacinhos para Vanusa e que a cantora não tinha gravado a música. Mas não sabia que tinha sido para esse álbum de 1975 tão importante na discografia da artista.
“Essa música seria sob medida para ela. Só que ( nunca entendi o porquê) a canção ficou de fora de disco da Vanusa. (…) Até hoje me pergunto: por que? Preconceito para comigo? Eu deixava a desejar? A música era fraca?”, especulou Guilherme Arantes na legenda da publicação.
Não, a música não era fraca. Ao contrário. Bela canção, Pedacinhos resiste ao tempo como uma das baladas mais inspiradas do cancioneiro de Arantes.
Como comentei na publicação do artista, talvez tenha sido o preconceito. Arantes estourou como cantor em 1976 ao iniciar carreira solo após integrar o grupo Moto Perpétuo. Em 1975, o artista ainda era desconhecido e, sim, isso pesa na hora de um cantor selecionar repertório para o disco. Não deveria ser assim, mas é. Muitos cantores gravam nomes, não músicas, e não falo necessariamente de Vanusa.
Arantes inclusive somente conseguiu mandar a música para a cantora porque era amigo de Lincoln Olivetti (1954 – 2015) e Moracy do Val, produtores do álbum Amigos novos e antigos. Talvez a cantora nem tenha chegado a ouvir a canção. Talvez a música não tenha batido no coração de Vanusa, e mal nenhum há nisso. Talvez os produtores não tenham tido habilidade para mostrar para a cantora as possibilidades da canção… Vá saber…
O fato é que Vanusa nem chegou a gravar Pedacinhos. “Lincoln Olivetti achou um absurdo (a música ter ficado fora do disco). Ele me contou um dia”, revela Arantes.
Enfim, Vanusa está morta e Pedacinhos bate forte no coração dos seguidores de Guilherme Arantes. Vai ver que simplesmente não era para ser… No mais, viva Vanusa!
Capa do álbum ‘Amigos novos e antigos’ (1975), de Vanusa
Reprodução

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

‘O Agente Secreto’ no Oscar: as chances do filme na premiação, segundo críticos de cinema

março 14, 20260 Visitas

Pianista Vitor Araújo une percussão do Nordeste e cordas da Holanda em ‘Toró’, álbum sinfônico que lançará em abril

março 14, 20260 Visitas

Indústria de novelas do Brasil é o agente secreto por trás de filmes poderosos no Oscar

março 14, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Barbeiro comenta choro de cliente após despedida e explica mudança para o TO: ‘Não esperava atingir tantas pessoas’

outubro 8, 2025332 Visitas

The Town 2025: FOTOS do terceiro dia

setembro 12, 2025311 Visitas

Beta, Z, millennial: entenda como surgem as gerações

janeiro 3, 2025255 Visitas

Setlist da Alanis Morissette no Lollapalooza: veja músicas

março 29, 2025196 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.