Close Menu
Nova Fm
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Nova Fm segunda-feira, 11 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Caminhonete que atropelou ciclista em Palmas pertence a médico, diz documento

    maio 11, 2026

    Prefeitura no TO teria distribuído arroz com embalagens vencidas no Dia das Mães, dizem moradores

    maio 11, 2026

    Generoso e grato à vida: quem era ciclista que morreu atropelado por caminhonete em Palmas

    maio 11, 2026

    Homem é preso suspeito de estuprar a própria irmã na zona rural de Palmas

    maio 11, 2026

    Zé Ibarra grava álbum audiovisual em junho na volta do show ‘Afim’ ao Rio

    maio 11, 2026

    Filha caçula de João Gilberto, Loulu Gilberto canta Caetano Veloso, Garoto e Luiz Gonzaga no primeiro álbum

    maio 11, 2026

    ‘Velozes e Furiosos’ vai virar série na TV e streaming, anuncia Vin Diesel

    maio 11, 2026

    Sony Music compra catálogo musical da Recognition, com sucessos de Beyoncé e Leonard Cohen

    maio 11, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Caminhonete que atropelou ciclista em Palmas pertence a médico, diz documento

    maio 11, 2026

    Prefeitura no TO teria distribuído arroz com embalagens vencidas no Dia das Mães, dizem moradores

    maio 11, 2026

    Zé Ibarra grava álbum audiovisual em junho na volta do show ‘Afim’ ao Rio

    maio 11, 2026

    Filha caçula de João Gilberto, Loulu Gilberto canta Caetano Veloso, Garoto e Luiz Gonzaga no primeiro álbum

    maio 11, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Nova Fm
Home»Entretenimento»‘Foi apenas um acidente’: Diretor dá explicação inesperada para final do filme
Entretenimento

‘Foi apenas um acidente’: Diretor dá explicação inesperada para final do filme

dezembro 10, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Vahid Mobasseri em cena de ‘Foi apenas um acidente’
Divulgação
O final de “Foi apenas um acidente”, filme vencedor da Palma de Ouro em cartaz desde a última quinta-feira (4) no Brasil, é talvez um dos mais poderosos dos últimos anos. Ele fica ainda melhor graças à explicação um tanto inesperada — pelo menos para mim — dada pelo diretor Jafar Panahi em entrevista ao g1.
g1 já viu: ‘Foi apenas um acidente’ estica a corda da tensão com leveza para fazer o filme do ano
A conversa foi publicada no final de outubro, pouco depois da visita do cineasta iraniano ao Brasil para representar seu filme e receber uma homenagem na Mostra Internacional de São Paulo. Na época, um bom tempo antes de seu lançamento nacional, achei melhor esconder a resposta lá no final, para evitar possíveis spoilers.
Agora, alguns dias depois da disponibilidade da obra incrível para o público geral, achei que valia destacar a interpretação de Panahi para que mais pessoas pudessem ver o desfecho com seus olhos.
Por isso, fica aqui mais um aviso que vale mais continuar a ler quem já assistiu ao filme — por mais que a resposta não faça tanto sentido para quem não viu ainda.
Assista ao trailer de ‘Foi apenas um acidente’
“Pode ser que aquele som que se ouve no final nem fosse realidade. Talvez ainda seja o pensamento do protagonista. Porque ele comenta que o som está em seu ouvido há cinco anos”, me disse o cineasta com a ajuda de uma tradutora, que passou a explicação do farsi para o português.
“De qualquer maneira, se você pensa bem, não é muito rápido? Essa pessoa realmente já chegou até ele? Depois fica um silêncio e a pessoa vai embora. Essa foi uma piscadela para ele acordar. E aquela história de ajudar a mulher dele a ir ao hospital, será que não mudou alguma coisa nele? Então, temos esperanças para o futuro.”
Ele se refere, é claro, aos momentos finais em que o protagonista (Vahid Mobasseri) aparece enquanto ajuda a família a carregar um carro. Ao voltar para dentro de casa, ele para de costas para a câmera, enquanto o som de passos com um ruído mecânico se intensifica.
Horas antes, ele tinha passado grande parte do filme com um desconhecido preso em sua van até confirmar se aquele era ou não o guarda que o tinha torturado durante seu tempo na prisão do regime.
“Mas, se não for só imaginação, podemos pensar na possibilidade da continuação do ciclo (de violência, tema central da trama). E isso tudo depende, sim, da pessoa que está assistindo.”
Para escrever o roteiro, Panahi se inspirou no próprio período que passou preso pelo regime. “Foi apenas um acidente”, aliás, foi filmado de forma clandestina pelo diretor, que nem tentou conseguir permissão da censura do país para rodar o projeto.
A vitória no prêmio principal do Festival de Cannes, em maio, elevou a produção a um dos prováveis indicados à categoria de melhor filme internacional do Oscar 2026 — o que faz dele um dos grandes rivais do brasileiro “O agente secreto”.
Perseguido pelo governo iraniano por anos, Panahi inclusive foi condenado a um ano de prisão no começo de dezembro por “propaganda” contra as autoridades do país. Até por isso, seu filme representa a França na corrida pela estatueta americana.
Mohamad Ali Elyasmehr, Majid Panahi e Hadis Pakbaten em cena de ‘Foi apenas um acidente’
Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Zé Ibarra grava álbum audiovisual em junho na volta do show ‘Afim’ ao Rio

maio 11, 20260 Visitas

Filha caçula de João Gilberto, Loulu Gilberto canta Caetano Veloso, Garoto e Luiz Gonzaga no primeiro álbum

maio 11, 20260 Visitas

‘Velozes e Furiosos’ vai virar série na TV e streaming, anuncia Vin Diesel

maio 11, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Barbeiro comenta choro de cliente após despedida e explica mudança para o TO: ‘Não esperava atingir tantas pessoas’

outubro 8, 2025332 Visitas

The Town 2025: FOTOS do terceiro dia

setembro 12, 2025311 Visitas

Beta, Z, millennial: entenda como surgem as gerações

janeiro 3, 2025256 Visitas

Setlist da Alanis Morissette no Lollapalooza: veja músicas

março 29, 2025196 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.