Close Menu
Nova Fm
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Nova Fm terça-feira, 12 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Homem é condenado e preso por estupro de vulnerável virtual no Tocantins; entenda

    maio 12, 2026

    Candidata consegue decisão para voltar ao concurso da PMTO após eliminação por ter ex com ficha criminal

    maio 12, 2026

    Feira Agrotecnológica do Tocantins: veja destaques de expositores da Agrotins 2026

    maio 12, 2026

    ‘Obrigado por onde nos levou’, diz pai de Henrique e Juliano ao publicar foto de helicóptero que caiu em fazenda

    maio 12, 2026

    Depressão, problemas com Nattan… veja as revelações do documentário de Rafa Kalimann

    maio 12, 2026

    Boca Livre canta Edu Lobo em álbum em que imprime a sofisticação da obra do compositor na assinatura vocal do grupo

    maio 12, 2026

    Homem se declara culpado de roubo de músicas inéditas de Beyoncé

    maio 12, 2026

    Bonnie Tyler tem quadro de saúde estável

    maio 12, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Depressão, problemas com Nattan… veja as revelações do documentário de Rafa Kalimann

    maio 12, 2026

    Homem é condenado e preso por estupro de vulnerável virtual no Tocantins; entenda

    maio 12, 2026

    Candidata consegue decisão para voltar ao concurso da PMTO após eliminação por ter ex com ficha criminal

    maio 12, 2026

    Boca Livre canta Edu Lobo em álbum em que imprime a sofisticação da obra do compositor na assinatura vocal do grupo

    maio 12, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Nova Fm
Home»Tocantins»Comunidades rurais enfrentam insegurança alimentar e falta de crédito
Tocantins

Comunidades rurais enfrentam insegurança alimentar e falta de crédito

dezembro 5, 2025Nenhum comentário1 Visitas

A ausência de plano de manejo em diversas Áreas de Proteção Ambiental do Tocantins tem impactado diretamente produtores, assentados e municípios que dependem da agricultura. Criadas para conciliar produção e preservação, essas áreas seguem sem documento que deveria orientar o uso da terra e garantir segurança jurídica. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, o estado possui 37 Unidades de Conservação registradas no CNUC em 2025, sendo 2 municipais, 16 estaduais e 19 federais. Entre elas, 13 são Áreas de Proteção Ambiental, 11 estaduais e 2 federais, todas dependentes de planos de manejo para funcionar plenamente.
Lavoura de milho margeada por área de preservação mostra o potencial produtivo da região, mesmo diante da falta de plano de manejo que impede investimentos e segurança jurídica para os produtores.
Verena Weicher Potulski
Na APA Ilha do Bananal Cantão, criada há quase três décadas, a ausência desse plano básico gerou um bloqueio institucional que afeta todo o território. Famílias deixam de investir, a produção diminui e alimentos essenciais como leite, carne, milho, arroz e hortaliças chegam em menor quantidade às comunidades. Municípios localizados dentro da APA relatam baixa arrecadação, dificuldades em estruturar serviços públicos e fragilidade econômica. Em assentamentos, a indefinição ambiental compromete diretamente a segurança alimentar das famílias, que reduzem cultivos por medo de penalizações futuras.
Áreas de plantação e preservação intercaladas evidenciam o cumprimento rigoroso do Código Florestal pelos produtores da APA Cantão, que hoje enfrentam restrições por ausência de diretrizes ambientais.
Verena Weicher Potulski
A produtora rural Verena Weicher Potulski, diretora e conselheira fiscal da Aprosoja Tocantins e associada da ADSTO, acompanha de perto a situação e comentou como a falta de diretrizes paralisa o desenvolvimento. “As propriedades dentro da APA cumprem rigorosamente o Código Florestal e preservam mais do que a média nacional, mas continuam travadas porque o plano de manejo nunca foi entregue. Sem diretrizes, o produtor não sabe se pode investir, o órgão não sabe como fiscalizar e o banco não sabe se pode financiar. Isso paralisa a economia local e coloca em risco o sustento das famílias”, afirmou.
O sistema de plantio direto na palha, prática que protege o solo e aumenta a sustentabilidade da produção, segue limitado pela falta de licenciamento e de regras claras na APA.
Verena Weicher Potulski
Pesquisadores que estudam a dinâmica territorial também reforçam a gravidade do cenário. O pesquisador em planejamento territorial e análise socioambiental, Pedro Igor Galvão Gomes, mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins e pesquisador visitante no Rights Lab, da University of Nottingham, explicou que a ausência de regras transforma a APA em uma área vulnerável e sem orientação. “Sem regras claras, o território passa a operar na incerteza. O produtor não sabe o que pode fazer, o órgão ambiental perde referência e a paisagem fica vulnerável ao uso desordenado. Esse cenário paralisa investimentos e amplia desigualdades, afetando principalmente as famílias que dependem da agricultura para sobreviver”, destacou.
Mesmo com práticas agrícolas sustentáveis, propriedades dentro da APA Cantão convivem com insegurança jurídica que afeta o acesso ao crédito e a continuidade da produção.
Verena Weicher Potulski
Para o pesquisador, a falta de zoneamento técnico abre espaço para interpretações divergentes e impede o acesso a crédito, assistência técnica e políticas públicas essenciais. Ele destaca ainda que a ausência prolongada de um plano de manejo favorece a fragmentação da paisagem, o uso inadequado do solo e a ocupação de áreas sensíveis, agravando tanto os riscos ambientais quanto a vulnerabilidade social.
A diversidade da paisagem rural revela uma região preservada, porém travada administrativamente pela ausência do plano de manejo, que deveria orientar o uso do território há quase 30 anos.
Verena Weicher Potulski
A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos, destacou que esse é um problema que não afeta apenas produtores, mas comunidades inteiras. “A ausência de um plano de manejo não é apenas um problema administrativo. É uma questão que atinge diretamente famílias, escolas, municípios e toda uma cadeia produtiva que depende da segurança jurídica para existir. O Tocantins tem produtores que preservam, que cumprem a lei e que querem produzir de forma sustentável, mas que continuam limitados por uma indefinição que dura quase três décadas. O campo tem feito a sua parte. Agora o que esperamos é que o Estado conclua esse processo e devolva às comunidades o direito de viver da terra com dignidade, clareza e oportunidade”, comentou.
Produtores que respeitam áreas de reserva e seguem normas ambientais aguardam a definição de regras que permitam produzir com estabilidade e previsibilidade.
Verena Weicher Potulski
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja Tocantins) tem atuado ativamente no cenário, unindo-se aos esforços para a construção imediata do plano de manejo. Representando os produtores que cumprem a lei, a entidade reforça que a resolução desta indefinição jurídica é o passo fundamental para destravar o acesso a financiamentos, tecnologias e políticas públicas que permitam ao campo conciliar, de fato, a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a segurança alimentar das comunidades.
Atualmente, Naturatins, IAC da Universidade Federal do Tocantins, CEJUSCAF, Ministério Público, ADSTO e representantes dos nove municípios envolvidos trabalham de forma conjunta na construção do plano de manejo. A expectativa é que o documento traga regras claras, garanta segurança jurídica e permita que as APAs conciliem preservação ambiental e desenvolvimento econômico, oferecendo condições reais de produção e qualidade de vida às famílias que aguardam por essa solução há quase 30 anos.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Homem é condenado e preso por estupro de vulnerável virtual no Tocantins; entenda

maio 12, 20260 Visitas

Candidata consegue decisão para voltar ao concurso da PMTO após eliminação por ter ex com ficha criminal

maio 12, 20260 Visitas

Feira Agrotecnológica do Tocantins: veja destaques de expositores da Agrotins 2026

maio 12, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Barbeiro comenta choro de cliente após despedida e explica mudança para o TO: ‘Não esperava atingir tantas pessoas’

outubro 8, 2025332 Visitas

The Town 2025: FOTOS do terceiro dia

setembro 12, 2025311 Visitas

Beta, Z, millennial: entenda como surgem as gerações

janeiro 3, 2025256 Visitas

Setlist da Alanis Morissette no Lollapalooza: veja músicas

março 29, 2025196 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.