Close Menu
Nova Fm
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Nova Fm quarta-feira, 15 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Mulher reencontra ‘médico bonitão’ após vídeo de atendimento viralizar; assista

    abril 15, 2026

    Operações investigam supostas fraudes em contratos públicos

    abril 15, 2026

    Acidente entre carreta e caminhonete deixa dois mortos na BR-226 no TO

    abril 15, 2026

    Acidente mata motociclista em rodovia do Tocantins

    abril 15, 2026

    ‘Bololô Records’, produtora musical de MC Ryan SP que projetou astros do funk, é alvo da PF

    abril 15, 2026

    Sydney Sweeney volta a fazer campanha da American Eagle após polêmica sobre eugenia e sexualização

    abril 15, 2026

    Madonna anuncia novo álbum; ‘Confessions II’ é descrito como sequência de disco de 2005

    abril 15, 2026

    Wagner Moura entra na lista da revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo e estampa uma das capas

    abril 15, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    ‘Bololô Records’, produtora musical de MC Ryan SP que projetou astros do funk, é alvo da PF

    abril 15, 2026

    Sydney Sweeney volta a fazer campanha da American Eagle após polêmica sobre eugenia e sexualização

    abril 15, 2026

    Médico que recebeu homenagem de pacientes viajava quase 80 quilômetros para chegar a povoado no TO

    abril 15, 2026

    Mulher reencontra ‘médico bonitão’ após vídeo de atendimento viralizar; assista

    abril 15, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Nova Fm
Home»Entretenimento»Festival de Cannes recebe jovens talentos do cinema brasileiro
Entretenimento

Festival de Cannes recebe jovens talentos do cinema brasileiro

maio 14, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Curtas foram filmados no Ceará, com apoio do diretor Karim Aïnouz, já premiado no evento. Curta brasileiro ‘Ponto cego’ tem exibição no Festival de Cannes 2025
Divulgação
De mitos ancestrais a problemas trabalhistas, passando por um faroeste com uma protagonista transgênero, quatro jovens cineastas brasileiros apresentaram seus curtas-metragens no Festival de Cannes nesta quarta-feira (14).
Realizados em dupla com um diretor de outro país, estes filmes integram o programa Factory da Quinzena dos Cineastas, uma mostra paralela do festival francês.
Os filmes foram rodados no Ceará, com apoio do diretor Karim Aïnouz, natural de Fortaleza e já premiado em Cannes.
É precisamente no porto gigantesco da capital cearense que é ambientado “Ponto cego”, que conta a história de Marta, uma engenheira encarregada das câmeras de segurança das instalações portuárias.
Luciana Vieira, originária desta região, e o cubano Marcel Beltrán são os diretores deste curta-metragem que mostra um entorno onde as mulheres mal podem se queixar.
“É um desafio porque quando dirigimos juntos, temos que entrar em acordo sobre tudo, o filme, a estética, o elenco. Dirigir é tomar decisões, por isso tínhamos que estar muito unidos, conversar muito” para chegar a um terreno comum, explicou ela sobre a apresentação dos curtas e o trabalho em dupla com outro cineasta.
Curta brasileiro ‘A vaqueira, a dançarina e o porco’ tem exibição no Festival de Cannes 2025
Divulgação
Stella Carneiro, de Alagoas, e o português Ary Zara também partiram de posições diferentes, mas em seguida se conectaram. Seu curta, “A vaqueira, a dançarina e o porco”, é um western no qual uma “cow-girl” transgênero visita sua namorada.
“Sinto que compartilhamos os mesmos valores”, disse Carneiro. “Para nós, era muito importante trazer desde o princípio como protagonistas personagens que normalmente não são vistos neste gênero tão tradicional”.
Destaque para o norte e o nordeste
Em “Como ler o vento”, Bernardo Ale Abinader, do Amazonas, e a franco-egípcia Sharon Hakim se concentram na preservação dos conhecimentos ancestrais, ao contarem em seu filme como uma curandeira tradicional ensina suas técnicas à sua discípula.
O quarto curta-metragem, “A fera do mangue”, de Wara, com origens aimarás, e a israelense Noam Shimon, também se aprofunda nas tradições para contar, em tom mitológico, a história de uma mulher que se alimenta da força dos manguezais para enfrentar um agressor.
Os quatro filmes são protagonizados por mulheres e, embora pareça que seus autores combinaram para convergir neste ponto, os jovens cineastas asseguram que se deram conta desta coincidência depois, quando os projetos já haviam sido lançados. O denominador comum entre as obras é ter como ponto de partida a região do Ceará, tradicionalmente desfavorecida.
O último filme de Aïnouz, “Motel Destino”, que disputou a Palma de Ouro no ano passado, já tinha sido rodado nesta região. E a intenção é seguir promovendo-a no setor cinematográfico.
“Esta foi uma edição muito especial que fizemos em nível regional, pois foi um projeto apoiado pelo estado do Ceará. Eles tomaram esta decisão importante de destacar a região do nordeste e o norte do Brasil”, disse Janaína Bernarder, produtora e uma das impulsionadoras do intercâmbio.
Esta edição do Factory, um programa que há dez anos convida um país (Finlândia, Chile, Dinamarca) para fazer este tipo de colaboração, também se enquadra na comemoração dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França.
VÍDEO: Produções cearenses chegam a Cannes
Produções cearenses chegam a Cannes

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

‘Bololô Records’, produtora musical de MC Ryan SP que projetou astros do funk, é alvo da PF

abril 15, 20260 Visitas

Sydney Sweeney volta a fazer campanha da American Eagle após polêmica sobre eugenia e sexualização

abril 15, 20260 Visitas

Madonna anuncia novo álbum; ‘Confessions II’ é descrito como sequência de disco de 2005

abril 15, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Barbeiro comenta choro de cliente após despedida e explica mudança para o TO: ‘Não esperava atingir tantas pessoas’

outubro 8, 2025332 Visitas

The Town 2025: FOTOS do terceiro dia

setembro 12, 2025311 Visitas

Beta, Z, millennial: entenda como surgem as gerações

janeiro 3, 2025256 Visitas

Setlist da Alanis Morissette no Lollapalooza: veja músicas

março 29, 2025196 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.