Marcos Duarte foi nomeado secretário de Estado da Administração
Bruno Maia/Governo do Tocantins
Marcos Antônio Duarte da Silva (PSD) foi nomeado como secretário estadual de Administração pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD). Segundo o Diário Oficial do Estado, ele assume o cargo a partir desta terça-feira (23).
A nomeação saiu no Diário Oficial do Estado do dia 22 de setembro de 2025. Além do secretário, também foi nomeada Warner Macêdo Camargo Pires como secretária-executiva da Secretaria da Mulher.

Após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa, no dia 3 de setembro de 2025, Laurez exonerou todos do primeiro escalão. Desde então, o governador em exercício tem nomeado os novos secretários.
LEIA TAMBÉM
Vereador chama outro parlamentar de ‘negro de alma branca’ após ser eleito presidente da Câmara de Araguaína
Governador em exercício nomeia dois novos secretários; veja nomes
Quem é Marcos Duarte?
Marcos é vereador em Araguaína, região norte do Tocantins. Foi eleito para o cargo pela primeira vez em 2020 e reeleito em 2024. Em 2022 ele também foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024. O parlamentar atuou como professor universitário de Direito Penal e exerceu o cargo de secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína.
Marcos Antônio Duarte da Silva é graduado em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa e pela Universidade Salgado de Oliveira, tem pós-graduação em Ciências Jurídico-Políticas e em Docência Universitária e é mestre em Direito pela Universidade de Lisboa.
Fala racista na Câmara de Araguaína
Vídeo mostra momento em que vereador de Araguaína usa termo racista
Em junho de 2022, Marcos Duarte foi eleito presidente da Câmara de Araguaína e, durante seu discurso de agradecimento, proferiu frases considerdas preconceituosas contra um colega vereador.
“Soldado Alcivan, um dos principais articuladores desta chapa aí. Esse negão aí é um negro de alma branca, um negro bom”, disse o vereador Marcos Duarte.
No dia seguinte a fala, Alcivan José (PP), conhecido como Soldado Alcivan, se posicionou sobre a fala do colega, que considerou racista e lamentável.
Na época, Marcos afirmou que não apoiava qualquer tipo de racismo ou homofobia e pediu desculpas a quem tenha se ofendido. Também afirmou que o termo branco mencionado, no dia anterior, se referia à pureza de alma do colega.
“Na fala do “negro de alma branca” o branco representa pureza, clareza, luz, e naquilo que foi colocado não era de cunho racista. Branco ou negro, era da pureza de alma do vereador Alcivan, da luz que ele nos traz.”
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins