Close Menu
Nova Fm
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Nova Fm quinta-feira, 16 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    UFNT abre concurso para professor com salário de R$ 26 mil

    abril 16, 2026

    Menino de 11 anos que montou granja no TO faz doação para crianças carentes e inspira colegas

    abril 16, 2026

    Corpo de professor indígena desaparecido após barco virar em rio é encontrado

    abril 16, 2026

    Criança morre após acidente com quatro carros na BR-010

    abril 16, 2026

    g1 Ouviu #330 – Ebony brinca sobre amadurecimento musical: ‘É só minha moleira fechando’

    abril 16, 2026

    Marina Lima homenageia irmão em novo álbum: ‘Era uma necessidade de me despedir dele’

    abril 16, 2026

    Secretário de Trump recita falso trecho bíblico de ‘Pulp Fiction’ em discurso religioso nos EUA; VÍDEO

    abril 16, 2026

    Os 80 anos de Alceu Valença motivam musical de teatro que se une a turnê, álbum e documentário sobre o artista

    abril 16, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    g1 Ouviu #330 – Ebony brinca sobre amadurecimento musical: ‘É só minha moleira fechando’

    abril 16, 2026

    Suspeitos confraternizam após matar jovem em Palmas, diz delegado; VÍDEO

    abril 16, 2026

    UFNT abre concurso para professor com salário de R$ 26 mil

    abril 16, 2026

    Marina Lima homenageia irmão em novo álbum: ‘Era uma necessidade de me despedir dele’

    abril 16, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Nova Fm
Home»Entretenimento»‘Manas’ é chute no estômago com elenco brilhante e sensibilidade sobre abuso sexual; g1 já viu
Entretenimento

‘Manas’ é chute no estômago com elenco brilhante e sensibilidade sobre abuso sexual; g1 já viu

maio 14, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Filme é inspirado nos casos de exploração sexual infantil da Ilha do Marajó e estreia nesta quinta (15). Longa é 1º de ficção da diretora Marianna Brennand e tem Dira Paes no elenco. Cena do filme ‘Manas’
Divulgação
“Manas” é um filme denso. Com estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (15), o longa vem arrancando elogios em festivais estrangeiros e já conquistou mais de 20 prêmios.
Essa é a primeira vez em que Marianna Brennand se dedica a um filme de ficção. Diretora dos documentários “Francisco Brennand” (2012) e “Danado de Bom” (2016), ela se inspirou nos casos de exploração sexual infantil da Ilha do Marajó (PA) para produzir “Manas”.
O filme conta a história de Tielle (Jamilli Correa), garota de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó. Em uma pequena casa de palafita, vivem ela, seu pai Marcílio (Rômulo Braga), a mãe Danielle (Fátima Macedo) e três irmãos menores. A família sofre com insegurança alimentar e compartilha o quarto para dormir.
Com a chegada da puberdade, Tielle é incentivada pela mãe a vender açaí nas balsas da região. Lá, a garota passa a ser explorada sexualmente pelos tripulantes. Violência que não é tão diferente da que sofre em casa, onde seu pai a submete a abusos e assédios.
Com exceção de uma cena de socos e empurrões, “Manas” dispensa o explícito. Em vez de uma violência gráfica estilizada, o filme causa espanto pela história em si e opta por não expor os corpos das atrizes adolescentes — escolha coerente diante de suas críticas à sexualização infantil.
Ao mesmo tempo, toques e beijos maliciosos ganham espaço para enfatizar o lado sutil da violência sexual, que muitas vezes é tratada com tom permissivo, sobretudo quando os assediadores são pessoas próximas à vítima.
Marianna fez questão de tratar do assunto com bastante profundidade. Ao mesmo tempo em que nos leva à perversidade desse tipo de crime, a cineasta rejeita maniqueísmos. Enquanto vemos personagens complexos na tela, somos expostos a diferentes tipos de negligência.
Cena de ‘Manas’
Divulgação
Além do cuidado primoroso que o filme teve no retrato da exploração sexual infantil, suas cenas são altamente sensíveis e emocionantes. “Manas” nos faz engolir em seco. É um chute no estômago.
Muito bem amarrado, o roteiro cresce aos poucos. Com um início arrastado, o enredo engata quando Tielle começa a ser assediada. Dali em diante, um clima de suspense agonizante nos prende às cenas, que oscilam entre o previsível e o inesperado. Intenso, o final foge de clichês e dificulta ainda mais a digestão de tudo o que assistimos até então. É um paradoxo: causa alívio e perturbação.
O brilho de “Manas” também está em seu elenco impecável. A protagonista Jamilli Correa é a que mais impressiona. A atuação tem um olhar marcado pelo medo, silêncio e revolta hipnotizantes. Surpreendentemente, é sua estreia como atriz. A paraense nunca havia atuado. Agora, aos 16 anos, ela tem um portfólio promissor que deve render a ela um futuro de grandes papéis.
Rômulo Braga e Fátima Macedo também estão afiadíssimos em seus papéis. Isso vale para Dira Paes, que interpreta a policial Aretha, personagem inspirada em duas pessoas reais: o delegado Rodrigo Amorim e a ativista Marie Henriqueta, importantíssimos no combate à exploração sexual infantil no Marajó.
Cena do filme ‘Manas’
Divulgação
Desde 2019, crimes de abuso infantil na região tiveram mais repercussão, a partir de falas de Damares Alves. A ex-ministra afirmou, por exemplo, que crianças eram traficadas para o exterior. Em 2023, ela foi condenada pelo Ministério Público Federal (MPF) por propagar informações falsas e causar “danos sociais e morais coletivos à população do arquipélago”. O órgão afirmou que ela reforçou estereótipos e estigmas sobre a região.
Essa trama política e a propagação de fake news sobre o tema ficam de fora do filme de Marianna. Por outro lado, o longa endossa alguns estigmas pelos quais a Ilha do Marajó ficou atrelada nos últimos anos. Além disso, a população ribeirinha ali retratada soa pouco plural. E o filme deixa passar a oportunidade de mostrar com mais ênfase a beleza das tradições culturais desses povos, tão pouco explorada no cinema brasileiro.
Ainda assim, “Manas” exibe a maravilha das paisagens em que vive parte dessa população. Com uma fotografia potente, o longa faz um interessante contraste entre um mangue ensolarado e a agonia de um abuso sexual ocorrido em meio ao igarapé amazonense.
O filme é ainda cheio de simbolismos. Um batom é capaz de refletir a erotização infantil e um coral de “Conquistando o Impossível” mostra o avanço das igrejas evangélicas no Brasil.
Dá para entender o porquê o filme de Marianna tem grandes chances de se tornar a aposta do país no Oscar de 2026. Se isso acontecer, o Brasil irá mais uma vez à premiação carregando um grande trunfo.
Assista ao trailer de ‘Manas’

Cartela resenha crítica g1
g1

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

g1 Ouviu #330 – Ebony brinca sobre amadurecimento musical: ‘É só minha moleira fechando’

abril 16, 20260 Visitas

Marina Lima homenageia irmão em novo álbum: ‘Era uma necessidade de me despedir dele’

abril 16, 20260 Visitas

Secretário de Trump recita falso trecho bíblico de ‘Pulp Fiction’ em discurso religioso nos EUA; VÍDEO

abril 16, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Barbeiro comenta choro de cliente após despedida e explica mudança para o TO: ‘Não esperava atingir tantas pessoas’

outubro 8, 2025332 Visitas

The Town 2025: FOTOS do terceiro dia

setembro 12, 2025311 Visitas

Beta, Z, millennial: entenda como surgem as gerações

janeiro 3, 2025256 Visitas

Setlist da Alanis Morissette no Lollapalooza: veja músicas

março 29, 2025196 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.