Ação cível pede recompensa de mais de R$ 13 milhões, além de indenização de R$ 150 mil por danos morais. Ele afirma que sofreu abalos emocionais e cobranças indevidas. Antônio Pereira ficou milionário por poucas horas
Reprodução/TV Anhanguera
O motorista Antônio Pereira do Nascimento, que ficou milionário por um dia após receber uma transferência bancária de R$ 131 milhões por engano, vai passar por audiência de conciliação com o banco nesta terça-feira (18). A defesa dele pede mais de R$ 13 milhões de recompensa e R$ 150 mil de indenização por danos morais que envolvem abalos emocionais e cobranças indevidas.
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.O dinheiro foi parar na conta de Antônio por erro do Banco Bradesco. Por conta dos desgastes que afirma ter sofrido, ele entrou com uma ação cível pedindo recompensa por apontar o erro da instituição e por danos morais.
O Bradesco foi questionado sobre o processo e informou que não comenta caso sub judice.
A transferência milionária aconteceu em junho de 2023. Na época Antônio, que é pai de quatro filhos e avô de 14 netos, não tinha renda fixa e trabalhava como motorista de turismo. O saldo na sua conta antes da transferência era de R$ 227.
Antônio relata que foi até uma agência do Bradesco, banco em que ele é correntista há 25 anos, para fazer uma transferência. O dinheiro iria para uma conta que ele possui, em outra instituição bancária. Quando chegou em casa e conferiu o saldo no aplicativo do celular viu que a conta tinha R$ R$ 131.870.227,00.
Baseada no artigo 1.234 do Código Civil, que determina que em caso de restituição de coisa achada a pessoa tem direito a uma recompensa não inferior a 5% do montante, a defesa de Antônio pede 10% do valor depositado em sua conta, que dá um total de R$ 13.187.022,00 (mais de treze milhões).
Homem recebeu quase R$ 132 milhões por engano
TV Anhanguera/Reprodução
O motorista também alega que teve prejuízo com a movimentação financeira entre suas contas, pois após a transferência houve mudança na categoria de sua conta, o que levou ao aumento de uma taxa bancária e cobrança indevida no valor de R$ 70. Segundo Antônio, as alterações aconteceram sem que ele fosse consultado pelo banco.
“A gente que é honesto no Brasil, a gente paga para ser honesto. Eu fiz foi pagar. Gastei petróleo, andei no meu carro, saí de minha casa, perdi meu dia de serviço. Eu vi que tinham descontado R$ 70 da minha conta, porque me colocaram no ‘VIP’. Aí eu disse para eles: ‘Que vip? Eu não quero vip não. O dinheiro não era meu, eu não vim devolver para vocês? Vocês fizeram foi me botar na tarifa mais cara. Pago uma taxa de R$ 36 vou pagar uma de R$70?’”, reclamou na época da confusão.
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A ação foi aberta 6ª Vara Cível de Palmas em julho de 2024, pouco mais de um ano depois da transferência errada. O documento cita que o gerente da agência fez ‘pressão psicológica’ para que ele devolvesse o dinheiro e insinuou que “pessoas” estariam na porta da casa do motorista para aguardar a devolução do valor.
A defesa de Antônio também citou que ele sofreu com o assédio da imprensa e que toda essa situação gerou ‘abalos emocionais e constrangimentos’. Nesse sentido a defesa pediu R$ 150 mil de indenização por danos morais.
Motorista devolve cerca de R$ 132 milhões que foram depositados em sua conta por erro
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Fonte: G1 Tocantins
